Marketing de conteúdo: como montar uma estratégia poderosa para sua empresa

 Em General, Inbound Marketing, Marketing Digital

Um dos pilares de uma estratégia vencedora de marketing digital é o conteúdo. Toda empresa que quer ter sucesso com ações de marketing online deve produzir e entregar ao público-alvo um conteúdo relevante, que atraia as pessoas certas na hora certa, ajude a construir um relacionamento calcado no conhecimento e prepare o cliente para a decisão de compra.

Neste artigo, vamos apresentar algumas dicas para você montar uma estratégia poderosa de conteúdo. Acompanhe!

O Marketing de Conteúdo e seu poder de atração

Para começar, é importante entender o conceito de marketing de conteúdo, que é um método de produzir e compartilhar conteúdos relevantes e interessantes para um público bem definido. Em outras palavras, quando uma empresa faz marketing de conteúdo ela está assumindo as rédeas de sua produção editorial e direcionando a educação do público-alvo sobre seu universo de negócio (produtos, serviços, conhecimentos) para gerar confiança, relacionamento e oportunidades de negócios.

Os benefícios de fazer marketing de conteúdo podem ser sintetizados nos seguintes pontos:

– Atração: ao oferecer conteúdo estratégico, planejado para os potenciais clientes, o público-alvo é atraído para a marca;

– Posicionamento web: sites com conteúdo relevante  e atualizado com frequência são melhor ranqueados pelo Google e demais buscadores;

– Engajamento: empresas que oferecem conhecimento ganham o interesse e a empatia do público, e têm suas publicações comentadas e compartilhadas;

– Relacionamento: por meio do conteúdo é possível estabelecer conexões e a partir daí um relacionamento com os potenciais clientes, transformando-os em leads qualificados.

Passo a passo para montar uma estratégia de conteúdo eficiente

Dito isso, vamos agora a um passo a passo básico para que você estruture a estratégia de conteúdo da sua empresa:

Passo 1: Defina seu público-alvo

Tudo começa pelo desenho das personas (representações fictícias de seus clientes ideais). Você deve pesquisar e conhecer o máximo possível do perfil de seu público-alvo. Reúna informações como: Gênero, idade, posição profissional, hábitos de consumo etc. Em seguida, monte perfis que agrupem o máximo de informações sobre clientes que se parecem. Assim, você terá uma média das características do seu cliente ideal e poderá desenvolver perfis que ajudarão a pensar os conteúdos apropriados para cada tipo de público.

Passo 2: Defina os canais

Depois de saber quem é seu público, é hora de pensar em quais canais você vai usar para publicar conteúdo. É recomendável que a empresa tenha um blog e que também atue nas principais redes sociais (Facebook, LinkedIn, Twitter, Instagram), mas também são necessários outras formas de comunicação e campanhas, conforme as características das personas.

Crie pensando nos perfis dentro destes canais, para que eles sirvam de suporte para o conteúdo que será publicado. Não esqueça de manter a identidade visual da sua marca, e os conceitos que quer dar ênfase sempre em evidência.

Passo 3: Pense em conteúdos para cada fase do funil

Na hora de pensar no conteúdo que será produzido, você deve considerar o que interessa seu público-alvo dentro do seu universo de atuação. O ideal é produzir conteúdos diferentes para cada fase de um funil de vendas – ou olhando sob um outro aspecto, uma jornada de compra percorrida pelas pessoas desde que são atraídas por um conteúdo até a decisão de fazer negócio.

Mentalize um funil cujas partes são assim compostas:

Topo do funil

Para o topo, pense em conteúdos educativos, porém sem priorizar muito um aprofundamento nos temas. Trabalhe com listas, textos com curiosidades, perguntas e respostas, etc. O potencial cliente – ou ‘suspect’ – que está nesta fase ainda não sabe exatamente quais são os parâmetros de suas necessidades, então está se acostumando com as ideias propostas pela empresa.

Meio do funil

Quem avança para o meio do funil já é um prospect. Ele já se identificou com o que foi publicado e quer saber mais; está investigando seu próprio problema. Por isso, entregue conteúdos que ajudem a responder problemas reais dos seus potenciais clientes.

Nesta fase já é possível entregar conteúdos maiores, com mais profundidade e também e-books e outros formatos que podem ser baixados mediante alguns dados (nome, telefone, e-mail etc.).

Fundo do funil

O fundo do funil requer conteúdos que deem o pontapé para o fechamento do negócio. Por já ter passado pelas fases anteriores, este lead está bem informado e já sabe exatamente qual produto ou serviço está precisando. É hora de entregar a ele casos de sucesso, textos relacionados aos produtos e serviços… Enfim, é hora de encorajá-lo para bater o martelo.

Passo 4: Crie um cronograma de publicação e mantenha a constância

Como tudo em marketing digital, a estratégia de conteúdo deve seguir um cronograma. O cronograma ajuda tanto a manter a pontualidade e a frequência das publicações como também a manter um processo produtivo de produção.

Ao saber exatamente as datas em que cada texto será publicado, fica mais fácil se estruturar para produzir com calma e máxima qualidade.

Passo 5: Crie um processo de entrega do conteúdo ao público

Além de publicar no blog e replicar nas redes sociais, é interessante formatar uma newsletter ou uma sequência de e-mail marketing para enviar às pessoas que deixarem seus endereços eletrônicos. Assim, você estará sempre lembrando seu público de que há conteúdo novo para ser lido.

Automação: é disso que sua estratégia de marketing conteúdo precisa!

Por fim, é muito importante saber que uma boa estratégia de conteúdo deve ser tratada de forma profissional. Ou seja, é importante ter pessoal designado e tratando isto por meio de ferramentas de marketing digital, assim você pode tornar a publicação e a entrega dos conteúdos automatizadas e controlar como está o processo, ajustando conforme necessidade.

A automação é importante especialmente para a nutrição de leads: entregar o conteúdo correto para cada perfil de lead e em cada fase do funil, monitorando resultados. Assim, você não cai no erro de enviar um conteúdo de fundo de funil para um lead que recém entrou na fase de topo, ou repetir ações que trazem menos retorno que outras mais efetivas para seu caso.

Você já tem uma estratégia de conteúdo? Gostou destas dicas? Deixe seu comentário!

  • JESULIO
    Responder

    Ótimo artigo, vai ser útil pra mim para realizar um projeto pessoal.. Obrigado pelo post

    • Valdir
      Responder

      Que bom que gostou, vamos manter esta linha nos próximos da série, espero que acompanhe – abs!

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