As etapas e benefícios do Inbound Marketing

 Em Consultoria de Marketing, Inbound Marketing

Inbound Marketing é uma metodologia estratégica focada em conteúdo, mídias sociais e SEO que combina ações, canais e técnicas para elevar a reputação da marca, atrair e se relacionar com potenciais clientes e fechar negócios. Já explicamos mais sobre o conceito aqui no blog e hoje vamos explicar um pouco mais sobre essa estratégia cada vez mais utilizada pelas empresas.

Afinal, quais as etapas e os benefícios do Inbound Marketing, ou Marketing de Atração? Como ele pode ajudar a sua empresa? Confira a seguir!

As etapas do Inbound Marketing

Basicamente, a aplicação de uma estratégia de Inbound Marketing se dá em cinco fases que se complementam. São elas:

  1. Atrair

    O ponto inicial é a geração de tráfego de visitantes para os canais da empresa – site e blog, principalmente. A atração é gerada principalmente por meio da produção e publicação de conteúdos online, como postagens em blogs, oferta de eBooks, infográficos, publicação de vídeos, webinars, etc. Além disso, ações de SEO e o uso correto das postagens em redes sociais são pontos fundamentais para uma estratégia de atração que atinja a audiência correta.

  2. Converter

    O próximo passo é converter visitantes em leads, ou seja, a partir do tráfego gerado obter contatos qualificados que podem vir a se tornar clientes. Para isso, é preciso apresentar informação relevante, através de materiais que tenham valor para as pessoas, em troca de alguma informação sobre o visitante utilizando-se de formulários – por exemplo, em páginas de download de e-books, sua empresa pode pedir um email, nome, idade e profissão de quem irá baixar o conteúdo.

    Levando-se em consideração o comportamento destas pessoas com relação às mensagens, páginas de conversão e informações de interesse, é possível ter uma idéia do tipo de lead que estamos recebendo na conversão e tratá-lo de forma adequada.

  1. Relacionar

    Nem todo lead está preparado para fechar negócio no momento em que houve a conversão. É preciso entender o quão perto de fechar uma compra ele está e procurar criar um relacionamento com este potencial cliente. É preciso mantê-lo interessado nas suas soluções e na sua marca, informando-o e ajudando a avançar dentro do processo de compra – ou olhando pelo lado da empresa, no funil de vendas – processo que é conhecido como “nutrição de leads”.

    A nutrição é a forma de oferecer conteúdo cada vez mais específico e segmentado para seu potencial cliente, tendo sempre o objetivo de ajudá-lo a buscar a solução para seu problema, e aproximá-lo da compra. Desse modo, ele se torna mais suscetível a confiar em sua empresa e entender que seus serviços são relevantes para ele. Lembre-se: a confiança é fator fundamental no marketing de atração.

  1. Vender

    Os leads que passam com sucesso pelas etapas anteriores chegam a um ponto em que estarão preparados para comprar, portanto temos uma oportunidade de venda. É neste momento que a estratégia de Inbound Marketing une as equipes de marketing e vendas, especialmente nas empresas em que o processo comercial se dá por meio de equipe de vendedores.

    É o momento de priorizar mais atenção da equipe nos casos que já estão nesta etapa avançada, pois eles provavelmente já tiveram suas objeções e dúvidas sanadas e demonstraram interesse genuíno nos produtos ou serviços, portanto estão mais preparados para uma abordagem comercial.

  1. Analisar e Fidelizar

    Como quase tudo é feito de forma automatizada, utilizando tecnologia de ferramentas digitais, é possível fazer análises dos resultados das ações na medida em que foram implementadas, e claro entender melhor o que deu certo e errado. Criando-se um processo de monitoramento ao longo das etapas e ao final do processo, é possível otimizar os resultados e se cria uma estratégia de Inbound Marketing que proporciona aprendizado continuo à empresa.

    Com uma maior facilidade para monitorar o que vem sendo feito, fazendo ajustes ‘real time’ e reportando resultados, fica mais simples mostrar a eficiência do processo. Além disso, pode-se monitorar também outros potenciais de melhorias que a empresa-cliente tenha para serem explorados e, com isso, ganhar ainda mais confiança e reconhecimento, recursos importantes para se ter mais fidelização.

Os benefícios do Inbound Marketing

O Inbound Marketing é uma abordagem que traz inteligência, proatividade e interatividade para a estratégia de marketing da empresa, ao mesmo tempo em que acompanha os novos comportamentos dos consumidores. Para finalizar, listamos alguns dos principais benefícios de implementar uma estratégia de Inbound Marketing:

  • Atrair potenciais clientes e alimentar uma base de leads: a comunicação é trabalhada de forma que as informações são encontradas por quem tem interesse em sua solução, o que traz uma maior segurança de que os investimentos são direcionados ao público certo;
  • Diminuir o custo de aquisição de clientes, já que, em geral, o investimento é menor e mais efetivo do que em ações de comunicação em massa off-line;
  • Otimizar o ROI dos investimentos em marketing, por permitir acompanhar e ajustar as campanhas para se ter uma maior garantia dos resultados esperados;
  • Aumentar a visibilidade do negócio: gera reputação e reconhecimento de marca por entregar informações relevantes e de interesse do público-alvo;
  • Ser uma empresa formadora de opinião: criando conteúdo informativo e que faz diferença na vida das pessoas, é possível elevar a reputação da marca e posicioná-la como fonte de conhecimento;
  • Otimizar o processo de vendas: cadastra e conduz leads pela jornada de compra de uma forma mais estruturada, concentrando esforços de vendas somente nos contatos já preparados para comprar.

Você já tem uma estratégia de Inbound Marketing definida em sua empresa? Deixe seu comentário!

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