Inbound Marketing: uma nova estratégia para sua empresa

 Em Inbound Marketing

O termo Inbound Marketing vem ganhando muito espaço entre os profissionais de comunicação no Brasil e, nos últimos tempos, passou a fazer parte da estratégia de negócios de várias empresas. Mas você sabe o que é isto e o que exatamente está contemplado dentro deste nome?

Também conhecido como ‘marketing de atração’, o inbound marketing nasceu para adequar a comunicação empresarial ao novo comportamento dos consumidores, cada vez mais conectados e dispostos a fazer valer suas preferências e liberdade de escolha. Um consumidor já não é mais simplesmente um expectador passivo: ele não aceita facilmente as interrupções dos intervalos comerciais na TV, não quer mais folhear revistas repletas de propaganda ou mesmo gastar seu tempo em sites cheios de anúncios.

Como nasceu o Inbound Marketing

O conceito de Inbound – ou seja, de fora para dentro – foi criado no início dos anos 2000 por Brian Halligan, Dharmesh Shah e David Meerman Scott e foi definido em oposição ao marketing feito dentro da empresa e ‘disparado’ para fora, em busca de clientes através de anúncios no mercado.

Estes especialistas perceberam que a tecnologia digital trouxe para as mãos do consumidor um maior poder de decidir o que ver e em quais momentos consumir informação, ou seja, o cliente decide quando quer procurar a empresa. O boom de informação digital proporcionava uma quantidade exponencial de canais para comunicação, fazendo com que o excesso de informação provocasse a chamada ‘escassez de atenção’. Era preciso pensar em uma nova forma de promover marcas e produtos que se adaptasse a esta nova realidade.

Foi aí que se começou a pensar no marketing de atração, o Inbound Marketing, que é o contrário do “outbound marketing”, utilizado até então. Esta nova estratégia coloca o consumidor como protagonista, pois aproveita o fato dele ter ferramentas para encontrar e interagir com as empresas que comercializam serviços e produtos e esperar delas uma interação mais personalizada. O novo consumidor não quer apenas consumir mensagens; ele quer dialogar, enviando e recebendo feedbacks de suas marcas de preferência.

Hoje na América Latina, de acordo com o relatório ‘O Estado do Inbound Marketing’ produzido pela Hubspot, mais de 75% das empresas com uma estrutura de marketing bem definida utilizam algum tipo de abordagem Inbound.

As principais bases do Inbound Marketing

O Inbound Marketing está calcado em três pilares: conteúdo, mídias sociais e SEO. Eles atuam de forma integrada e devem fazer parte de uma estratégia global, que combina ações, canais e técnicas para elevar a reputação da marca, atrair potenciais clientes, se relacionar com eles e fechar negócios. Entenda melhor cada uma destas bases:

Conteúdo

A produção de materiais com informação e conteúdo relevante é fundamental na estratégia de Inbound Marketing, pois, como os consumidores não querem mais interrupções com propagandas, é preciso oferecer informações que sejam interessantes, tenham importância para os potenciais clientes e mostrem dados valiosos sobre o assunto de interesse, ou o problema que lidam quando precisam de seu tipo de serviço, além de educá-los sobre seus produtos e as áreas de especialização da empresa.

Com esta abordagem, conhecida como marketing de conteúdo, se desenvolve a confiança na marca e é possível conduzir os leads pela jornada de compra (o caminho percorrido desde a descoberta da necessidade até a decisão de compra), informando de uma forma muito mais amigável e eficiente.

Mídia social

A maior parte das pessoas – e seus clientes em potencial – passam boa parte do seu dia conectadas em redes sociais como Facebook, Instagram, LinkedIn, Twitter etc. É lá que se informam, interagem com outros e se divertem. Por isso, as mídias sociais são fundamentais em uma estratégia de Inbound Marketing. Elas são um canal eficiente de comunicação para a empresa e dão um aspecto mais leve e interativo no relacionamento da marca com seus consumidores, além de serem excelentes locais para a captura de informações sobre o comportamento dos seus potenciais clientes.

SEO

SEO é o acrônimo de Search Engine Optimization, uma série de técnicas e ajustes utilizados em páginas web para otimizar o posicionamento nos mecanismos de busca (Google, Bing, etc.). O objetivo é otimizar sites para que suas páginas apareçam em boas posições em mecanismos de busca e, com isso, sejam mais facilmente encontradas pelo seu público-alvo.

Com um site (ou blog, portal, e-commerce) bem posicionado, as chances da empresa atrair clientes em potencial aumentam significativamente, otimizando toda a estratégia de Inbound Marketing, já que entregar a sua mensagem às pessoas certas no momento apropriado é muito mais efetivo.

Quer saber mais sobre inbound marketing? Leia também: As estapas e benefícios do Inbound Marketing

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