Email ainda é o principal canal de relacionamento entre empresas e clientes

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Com a chegada das redes sociais, muitos acreditaram que era uma questão de tempo até o uso do email ser extremamente reduzido – assim como aconteceu com o telefone com a invenção da internet. Apesar da crença de que o email estava com dias contados, um estudo mundial realizado pelo Radicati Group mostrou que esse canal está cada vez mais forte e ainda é o principal meio de comunicação entre empresas e clientes.

Para o Email Statistics Report, o Radicati Group considerou apenas contas ativas (corporativas e pessoais), ou seja, que foram instaladas ou acessadas pelo menos uma vez nos últimos 3 meses. De acordo com o relatório, o uso do email ao redor do mundo continua crescendo: atualmente são mais 3,7 bilhões de usuários de email no mundo todo e estima-se que esse número chegue a 4,1 bilhões até o fim de 2021.

Também é interessante analisar os números sobre emails como forma de comunicação entre empresas e clientes: em 2016, foram mais de 215 bilhões de emails enviados e recebidos entre as duas partes e, segundo o estudo do Radicati Group, esse número tende a crescer, em média, 4,6% ao longo dos próximos quatro anos, atingindo os 257 bilhões de emails até o final de 2020.

A importância do email marketing na estratégia digital

Apesar da expansão das redes sociais e chats online como meios de comunicação entre empresas e clientes, o relatório apontou que o crescimento do email está diretamente ligado ao fato de que ter um endereço de email é essencial para acesso a outros canais online, como as próprias mídias sociais, ou para realizar diversas ações na internet, como uma compra online ou o download de um material.

Ao ter acesso a esse dado tão valioso do consumidor, o endereço de email, a empresa abre um importante canal de comunicação com o cliente. Segundo estudo da Statista, 86% dos consumidores gostariam de receber emails promocionais das empresas com as quais eles fazem negócios em uma frequência, pelo menos, mensal, enquanto 15% deles gostariam de receber essas mensagens diariamente. Ou seja, eles estão abertos a esse diálogo. Basta saber como aproveitar esta oportunidade!

Dados como esses comprovam que o email é um canal de comunicação fundamental na estratégia online: se o cliente ou potencial cliente lhe confia seu endereço de email, é preciso fazer bom uso dessa informação, oferecendo informação relevante e ofertas que sejam interessantes para o consumidor naquele momento. O email deixou de ser uma ferramenta apenas para troca de mensagens e se tornou um importante canal de relacionamento entre seu negócio e seu cliente.

E a sua empresa está fazendo bom uso do email? Uma forma de se trabalhar com este recurso é através da automação de email marketing, uma estratégia eficiente e com custo atrativo para se relacionar com seus potenciais clientes, aumentando vendas e receita. Entre em contato com a Tech4Biz para saber como podemos ajudar o seu negócio a desenhar um plano de ação efetivo com o uso de email.

Fonte: Radicati Group

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