Keywords: definindo as palavras-chave do seu negócio

 Em Marketing Digital, Planejamento

Você já parou para pensar quantas vezes por semana, ou até mesmo por dia, faz pesquisas na internet? Independente do assunto dessa busca, seja um restaurante para almoçar ou a solução para um problema de trabalho, mecanismos como o Google tornaram-se indispensáveis para os internautas e, consequentemente, um importante ponto na estratégia de marketing digital das empresas.

Ao fazer uma pesquisa, você utiliza palavras para buscar informações sobre um determinado assunto e recebe uma lista de resultados ordenados por ordem de relevância. De acordo com um estudo do Content Marketing Institute, 68% dos cliques de uma busca vão para os três primeiros resultados da primeira página. Mas o que fazer para ser relevante o suficiente para estar tão bem colocado nos mecanismos de busca? Uma das formas é o uso de palavras-chave ou keywords em sua estratégia digital. Esse é o tema do nosso artigo hoje! Continue lendo para entender mais.

O que são as palavras-chave?

Palavras-chave, ou keywords, são termos compostos por uma ou mais palavras usados pelos internautas para descrever seus interesses, problemas e dúvidas para os mecanismos de busca, por isso são consideradas o principal instrumento de uma pesquisa. Por exemplo: você está buscando uma empresa para auxiliá-lo com a vitrine em sua loja de sapatos. Provavelmente a sua pesquisa será por “vitrine”, “vitrine de loja” ou “vitrine de loja de sapatos” – essas palavras e pequenas frases são chamadas keywords.

A função das keywords no marketing digital

Vamos começar pelo básico: já falamos aqui no blog sobre a importância do conteúdo no ambiente online. É através dele que os consumidores vão ser educados sobre o seu produto e serviço e conduzidos por toda a jornada de compra, desenvolvendo um relacionamento e confiança com a marca.

Mas, para ser descoberto pelo seu potencial cliente e começar a oferecer conteúdo a ele, você precisa garantir que as palavras-chaves ideais relacionadas ao seu negócio estão presentes e são reforçadas no que está sendo postado pela sua empresa na internet – no seu site, blog ou redes sociais. É dessa forma que os mecanismos de busca encontrarão o que você está publicando e mostrarão seu conteúdo para seu público-alvo.

No marketing digital, essas palavras-chaves são usadas como diretriz para o desenvolvimento de conteúdo: ao descobrir quais são os termos que o seu público tem interesse e digitará para encontrar assuntos relacionados ao seu negócio, você consegue guiar a produção do seu conteúdo de forma mais assertiva. Isto ocorre pois, ao definir uma keyword para uma certa página do seu site ou para um artigo do seu blog, você estará “dizendo” ao Google e demais mecanismos de busca sobre qual assunto você está falando, de uma forma otimizada para seu interesse. Se seu conteúdo for relevante e você trabalhar corretamente técnicas de SEO, sua página se destacará e será exibida para a pessoa que realizou a busca.

É importante reforçar que não basta escolher aleatoriamente algumas keywords e “jogá-las” dentro desses conteúdos; seu uso deve ser estratégico, recorrente e atualizado de acordo com os objetivos do negócio. Além disso, é fundamental considerar que seus potenciais clientes podem estar em momentos diferentes da necessidade de compra, portanto têm perguntas e dúvidas diferentes.

Como definir suas keywords

Agora que você já entendeu o que são palavras-chave e sua importância para sua estratégia digital, está na hora de definir quais são as keywords do seu negócio. O natural é escolher termos que parecem adequados à primeira vista ou que vemos geralmente em anúncios relacionados à  área de atuação da empresa e usarmos em artigos e páginas do site. Ou então selecionando algumas palavras-chave e usando sempre as mesmas em diversos tipos de materiais, independente do público ao qual se destina.

Definir suas keywords é um trabalho que demanda algumas etapas, incluindo a definição de personas, de objetivos por etapa de compra, uma análise de concorrentes e também a utilização de ferramentas de planejamento de palavras-chave. Confira abaixo um passo a passo para ajudar neste trabalho:

  • Personas

A definição de personas é um dos primeiros e mais importantes passos de uma estratégia digital: com ela, a marca identifica quem é o público a ser atingido, que tipo de conteúdo essas pessoas esperam, qual a melhor forma e o melhor momento de se comunicar com elas, entre outras questões. Esta definição evita que se tente fazer tudo para todos e ajuda muito a colocar prioridade nas ações.

Para as keywords, as personas também são fundamentais: com as personas bem definidas, você consegue entender melhor quais as dúvidas e preferências dos seus potenciais clientes em cada estágio do funil de vendas – ou seja, qual tipo de pergunta eles estão fazendo em suas buscas, quais termos estão buscando, e o que poderia fazê-los chegar até a sua empresa. Pensar como suas personas estão pensando, com o foco que isto traz, é uma ótima forma de começar a definir suas palavras-chave.

  • Objetivos alinhados

Qualquer ação de marketing deve estar alinhada com o objetivo maior da sua empresa: isso vai de um post em uma rede social ou um anúncio online até as palavras-chaves. Por exemplo, se o principal objetivo do seu negócio é aumentar vendas de um produto, é indicado direcionar a pesquisa de keywords a termos que impulsionem as compras daquele produto. Se você tem uma linha de serviços que quer impulsionar, a abordagem tem que ser um pouco mais ampla, e você terá mais de um objetivo específico. Definir isto é primordial para estabelecer os termos que deverão ser trabalhados em sua estratégia de keywords.

  • Pesquisa de concorrentes

Você já ouviu o ditado “Os últimos serão os primeiros”? Bom, quando falamos em ferramentas de busca, esse ditado não poderia ser mais equivocado. Quanto mais perto do topo da lista, maiores as chances de você chegar, e se manter, no topo. Aparecer antes do seu concorrente em um mecanismo de busca é fundamental, e pode ser decisivo para um internauta escolher entre a sua empresa e a dele.

Por isso, ao definir as palavras-chave do seu negócio, é importante pesquisar e analisar o que seus concorrentes estão fazendo e sobre o que estão falando no ambiente online – e até mesmo ver o que não estão fazendo. Uma forma de fazer descobrir isto é monitorando os resultados orgânicos da marca em buscadores, acompanhar suas redes sociais, newsletters, entre outros. Isso permitirá identificar as forças e fraquezas da concorrência e, com isso, traçar uma estratégia digital que supere a do seu concorrente.

  • Ferramentas de planejamento de keywords (Google Keyword Planner)

Como tudo no marketing digital, a definição de palavras-chave não deve ser feita no achismo e feeling: são precisos dados que mostrem que aquelas keywords são as mais indicadas para o seu negócio. Por isso, o uso de ferramentas de planejamento de palavras-chave é essencial.

A ferramenta mais usada atualmente nesta tarefa é o Google Keyword Planner. Vale lembrar que, hoje em dia, a maior partes das técnicas de SEO são voltadas justamente para o Google, portanto a ferramenta é considerada a mais confiável para análise e planejamento de palavras-chave. Ela serve não apenas para encontrar ideias de keywords, mas apresenta também o volume de buscas mensal e mostra variações possíveis.

A ferramenta funciona da seguinte forma: bastar digitar um termo inicial de busca, que o Keyword Planner abrirá um painel com uma série de grupos de anúncio e palavras-chave relacionadas com base em suas configurações de pesquisa. Além disso, são exibidos dados dos termos buscados, dos grupos de anúncio e das palavras-chave sugeridas. Digamos que sua empresa trabalha com venda de aparelhos de informática. No Planner, pode-se descobrir, por exemplo, se é melhor trabalhar com “teclado de computador” ou “teclado para computador”.

Definir as palavras-chave do seu negócio é uma tarefa que exige cuidado e tempo, especialmente por ser um trabalho constante: é fundamental monitorar as tendências de pesquisas, uma vez que expressões que estejam em alta e tenham alguma ligação com a estratégia de marketing digital da sua empresa devem ser inseridas e usadas no conteúdo produzido.

Por isso, contar com a ajuda de uma consultoria de marketing digital especializada no assunto pode ser decisivo para a escolha e uso apropriados das keywords certas para o seu negócio. Aproveite e visite a nossa página sobre serviços de Otimização Web e SEO para entender como a Tech4Biz pode ajudar sua empresa.

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